Portugues English Espanol Italiano Home

Historia Praias Hospedagem Casas Temporada Morro de Sao Paulo Como Chegar/Mapas Informacoes Uteis Agencias Esportes/Passeios Restaurantes e Bares Eventos Imoveis Comentarios do Turista

Morro de Sao Paulo Media Morro de Sao Paulo Fotos/Photos Morro de Sao Paulo Video   


PASSEIOS
    Alguns passeios imperdíveis em Morro de São Paulo são organizadas pelas Agências locais.


    PASSEIO VOLTA À ILHA DE TINHARÉ :


    Horários previstos:
    09:30 - Saída da 3ª Praia
    - Piscinas Naturais de Garapuá (A depender da maré )
    - Piscinas Naturais de Moreré, Boipeba. (A depender da maré )
    (Mergulho para apreciar a vida Marinha)
    11:30 - Atraca em Boipeba/ Praias de Cueira, Tassimirim e Boca da Barra (Degustação de lagosta, caminhada, banho de mar e almoço.)
    14:30 Saída de Boipeba
    (Degustação de ostras frescas no bar flutuante de Canavieiras).
    15:30 Chegada em Cairu (Visita ao Convento de Santo Antonio)
    17:00 Chegada ao cais de Morro de São Paulo

  • Capacidade das lanchas rápidas: 10 a 30pax
  • Valor: Consulte Agências

    Lanchas Puro Prazer
    http://www.morrodesaopaulo.com.br/photos.html
    Enjoy Boipeba with the best team at Puro Prazer speed boats

    +55 75 9981 1094
    +55 75 8176 8038
    lanchaspuroprazer@hotmail.com



    PASSEIO DE BARCO P/ PONTA DO CURRAL:

  • Saída da terceira praia de Morro de São Paulo todos os dias às 10h.
  • Haverá a primeira parada para mergulho na Ilha do Caitá, logo em seguida rumo ao norte do Arquipélago, passamos pela Ilha da Saudade, 2ª e 1ª praia, Farol, Forte de Tapirandú, onde eventualmente se observam golfinhos.
  • Passamos pelo Cais do Morro em direção ao Banco de Areia onde se pode caminhar sobre uma ilha que se forma no meio do mar, logo após iremos a praia da Ponta do Curral, bonita e deserta, um dos mais lindos cartões postais da Ilha de Tinharé.
  • Dependendo da época do ano o turista poderá provar do pé, frutas da temporada, como caju e pitanga.
  • Depois da Ponta do Curral, seguimos para o povoado da Gamboa do Morro, para o almoço. Retorno ao Cais de Morro de São Paulo previsto para 16h.”


    OBSERVAÇÃO de BALEIAS JUBARTE :

  • Julho a Novembro
  • Fugindo do rigoroso inverno na Antártida, as Baleias Jubarte e Franca migram anualmente para o Brasil para se acasalarem, ter e alimentar seus filhotes. As Jubarte costumam aparecer no litoral baiano, para se reproduzir, entre os meses de Julho e Novembro, mas é Setembro o principal mês de nascimento dos filhotes.
  • É no Estado que a organização não-governamental Instituto Baleia Jubarte faz Whale watchparcerias com operadoras de turismo em Itacaré, Caravelas, Praia do Forte e, em 2007, pela primeira vez, Morro de São Paulo.
  • Em 2004 foi criado na Praia do Forte o Programa de Educação Ambiental Itinerante, utilizando o barco de pesquisa para realização das atividades de informação e educação ambiental em cinco comunidades ao longo do litoral baiano onde há ocorrência das baleias-jubarte: Praia do Forte, Mar Grande (Ilha de Itaparica), Garapoá (Morro de São Paulo), Barra Grande (Camamu) e Itacaré.


    GAMBOA E CITYTOUR:

  • Caminhada de uma hora saindo da vila de Morro de São Paulo até o vilarejo da Gamboa.
  • O retorno do roteiro é feito com barco saindo da Praia da Gamboa até o cais de Morro de São Paulo, quando acontece o citytour com visita ao Forte, Farol e outros pontos da vila.
  • Os horários deste roteiro estão sujeitos às condições de maré. Duração de 4 horas.
    GARAPUÁ:

  • Um roteiro para quem quer um pouco mais de atividade física, percorrendo uma trilha de 6 quilômetros na Mata Atlântica e coqueirais, até uma baia de águas quentes e transparentes, com quase dois quilômetros de praia praticamente deserta. Em Garapuá há apenas infra-estrutura mínima de turismo, como alguns restaurantes e quiosques, em frente a um pequeno vilarejo de pescadores. O caminho, totalmente plano e grande parte na sombra, pode ser percorrido a pé ou a cavalo.
  • Duração de 6 horas, total de 12 quilômetros.
    PASSEIO DE TRATOR/TOYOTA:

    Horários previstos:
    09:30 saídas da 2ª Praia (Receptivo)
    10:30 Chegada a Garapuá ( Parada rápida para banho e conhecer a Praia)
    11:00 Chegada a Pratigi
    11:30 Chegada ao Pontal
    11:45 Chegada à Boipeba (barco)
    15:30 Retorno para o Pontal (barco)
    16:00 Retorno Pontal x Morro (Trator/Toyota)
    17:00 Chegada à Morro de São Paulo (2ª Praia)

  • Valor Atual R$50,00 P/Pax


    IATISMO/VELA

      Esportes Náuticos são, junto com a natureza privilegiada da Ilha, um dos principais atrativos para quem escolhe passar alguns dias em Morro de São Paulo.

      A Vela figura com destaque entre as atividades náuticas disponíveis em Morro de São Paulo por permitir desfrutar da geografia da ilha de ângulos diferentes, em harmonia com a natureza e sem agredir o meio ambiente.

      Dependendo da condição dos ventos é possível partir do povoado de Gamboa, passar pela 1a, 2a, 3a e 4a praia chegando ao povoado de Garapuá. Tudo isto deslizando sobre as águas, sem ruídos de motores, apenas com o barulho do mar e do vento, em barcos como : Tornado, A-Cat, Hobie 16, Hobie 14, Laser e Windsurf.

      Segundo Horst Drechsler, do Clube da Vela, mesmo que a pessoa não tenha noções do esporte, poderá sair junto com a equipe de velejadores e, seguindo dicas, experimentar a sensação de sentir o vento e estar conduzindo o barco. Ou mesmo se aventurar sozinho em um Laser depois de breves instruções.
      Para os que já tem prática, o Clube da Vela oferece passeios monitorados ou simplesmente a opção de alugar um barco e sair sozinho pela baía.
      A época do ano com ventos mais fortes são os meses de inverno , período propício para velejadores mais radicais.

      Para maiores informações : 75.3653 7131
      http://www.tropic-sailing-brasil.com/
      clubedevelamorrodesaopaulo@hotmail.com


      Regata Morro de Sao PauloRegata Salvador/Morro 2010



    MERGULHO
      Uma das atividades mais procuradas em Morro de São Paulo é sem dúvida a prática do mergulho. Sendo parte de um arquipélago (Tinharé), o Morro de São paulo tem inúmeros pontos de previlegiada natureza e fauna marinha. Para aqueles que querem ficar nas águas rasas, só brincando de ver corais e peixes coloridos, tanto a Terceira como a Quarta Praia são perfeitas. A Praia da Ponta da Pedra, perto do Iate Clube, também é indicado.
      Mas se você quiser ir um pouco mais adiante, existem várias operadoras de mergulho que oferecem passeios de barco. Você pode optar por mergulho livre ou de cilindro. Todo o equipamento necessário pode ser alugado na ilha. Se quiser trazer o seu equipamento, as empresas oferecem recargas de cilindro.

      A melhor época para o mergulho é de Outubro a Fevereiro, no Verão, quando a água está clara. Claro que apesar do Verão maravilhoso, às vezes você dependerá dos ventos. Segundo Taí, da "Itadomar Passeios e Mergulho", temos cerca de 15 a 20 m de visibilidade quando as águas estão claras, mas sempre dependendo das condições do vento naquele dia. Na Itadomar, ele costuma levar o pessoal do mergulho livre para um lugar chamado "Camboa Velha", que fica a 50 minutos de barco para o Sul, ou para Garapuá. E para mergulho de cilindro, avançado, o destino costuma ser Itatiba ou Itatimirim, pontos que atingem de 15 a 25 m de profundidade.

      Sandra, da Companhia do Mergulho, nos conta que na 1ª praia, nos Recifes da Pedra do Moleque, qualquer pessoa maior de 10 anos, em bom estado de saúde, pode experimentar o mergulho com cilindro, chamado de Batismo. Depois das instruções básicas na superfície, a pessoa coloca roupa, cinto de lastro e todo o equipamento, faz uma adaptação e fica 40 minutos vendo peixinhos e corais. Tudo acompanhado bem de perto por um instrutor. Pode participar até quem nunca colocou uma máscara de mergulho, e faz o maior sucesso.

      Para outras informações contate: Operadoras de Mergulho



    SURF

      Quase ninguém sabe que em Morro de São Paulo rola uma das melhores direitas da Bahia. Os principais picos são :

      surf no morro

      Pedra do Moleque: Na Primeira Praia, rola a melhor onda da ilha que com um swell do Leste alcança seu maior power. Quebrando de 2 a 6 pés sobre uma rasa banca de corais.

      Quebrancinha: No canto esquerdo da Primeira Praia. Beach break de esquerda rápida e afiada quebrando sobre fundo de pedras e corais. Rolam melhores ondas quando na Pedra do Moleque as ondas superam os 4 pés. Na Quebrancinha as ondas podem alcançam de 2 a 4 pés.

      Quarta Praia : Existem vários "secret points" na Quarta Praia que só podem ser surfadas com algum local da ilha. Com o swell certo as ondas podem chegar até 6 pés.

    • A melhor época do ano para surfar vai de Junho a Setembro quando entram os swell do Sul.
    • O que trazer: Pranchas de sua escolha, podendo ser alugadas na ilha . Existem varias surf shops mas quem quiser pode trazer os seus acessórios: parafina, botas, silvertape, etc.
    • E não se esqueça do protetor solar!
    • Preserve a vida marinha e não jogue lixo no mar.

    Trio de Morro de São Paulo papa tudo nas categorias escolares no FTC Contest, em Ipitanga. Adriano Cambuti, Jasmin Lanker e Demi Brasil levaram três importantes títulos para Morro de São Paulo.

    Garotada do Morro
    Foto: João Carlos /www. surfbahia.com.br




    KITESURF
    Kitesurf em Morro

       

      Com ventos de Médio a Fraco, 10 a 13 Knots, Morro de São Paulo é perfeito para quem quer ter o primeiro contato com a prática do Kitesurf.
      Kitesurf é um esporte em que se usa o kite (pipa) preso à cintura e uma prancha nos pés para deslizar sobre as águas usando o impulso do vento. O ponto de velejo é na 4a praia..



    TIROLESA do MORRO



57m de altura e 340m de comprimento

Entre o alto do farol e a Primeira Praia.
Além da adrenalina, a vista panorâmica da descida é imperdível.

Estamos esperando por você!



BANANA BOAT
    na Primeira Praia


ESQUI AQUÁTICO

WAKEBOARD

ALUGUEL DE CAVALOS



 

CAPOEIRA

    A Capoeira encontra suas raízes histórico - sociais e culturais na vida do povo brasileiro, na mistura de raças. A palavra Capoeira vem do Tupi Guarani e quer dizer ( mato que foi cortado). Se trata de um jogo de corpo que foi desenvolvido pelos negros por volta de 1624 nos engenhos e quilombos.

    Hoje em dia a prática da Capoeira é sobretudo uma expressão cultural, reconhecida em todo o Brasil e no extreior, não somente na forma de luta, mas com todo o seu ritual, incluindo os cânticos e a música do berimbau, caxixi, pandeiro e agogô.

    A CAPOEIRA DO GRUPO KILOMBOLAS

    Uma das mais tradicionais Capoeira da Bahia, surgiu no início dos anos 70 com Mestre Medicina, na Universidade Federal da Bahia, completando 30 anos de existência em 13/05/2005, sob a liderança do Mestre Dedé, aos moldes da Capoeira Regional.

    O Grupo instalou-se no Morro de São Paulo em 1993, com o Professor Carlito, que ingressou no Grupo Kilombolas em meados de 1986, sendo aluno do Contra-mestre Raimundo Kilombolas.

    Há 6 anos, o Professor Carlito vem realizando anualmente, batizados e trocas de cordéis, eventos que atraem inúmeros praticantes e apreciadores além da presença de Mestres de diversos Grupos, Professores e Alunos Formados.

    Atualmente, com a orientação do professor Carlito, o Grupo kilombolas de Morro de São Paulo vem desenvolvendo um trabalho que resgata as tradições das danças folcloricas da Bahia.
    O Show Folclorico nos apresenta coreografias como Maculêlê, Puxada de Rede, Samba de Roda, divulgando aos visitantes brasileiros e estrangeiros um pouco da nossa historia.

    Samba de Roda - Dança descontraída executada pelos escravos, nas senzalas, nas horas de lazer. Caracteriza se pelos movimentos ondulantes e sensuais dos quadris das mulheres.

    Maculêlê - Dança dramática que comemorava a boa colheita da cana de açucar mas também servia como meio de defesa dos escravos contra os senhores feudais devido a sua característica violenta.

    Puxada de Rede - Manifestação popular ainda presente nos dias de hoje na Bahia. Através de danças e canções, imploram a Iemanjá, a Deusa do Mar, por uma boa pescaria.

    O desenvolvimento deste trabalho faz parte de um amplo Projeto do Grupo Kilombolas de Morro de São Paulo. O projeto tem como objetivo dar educação e orientação as crianças e adolescentes carentes desta comunidade através da arte, buscando a identidade em raízes culturais e valorizando a cidadania.





    Para maiores informações ou contato:
    Grupo Kilombolas MSP
    Shows Folclóricos
    75-3652 1324
    carlitokilombolas@hotmail.com

AULAS DE HATHA YOGA

Yoga no Morro de Sao PauloO Hatha Yoga - tradicionalmente conhecido como o yoga ' do corpo' - utiliza posturas e respiração ( asanas e pranaiamas) e corresponde a uma abordagem bastante completa que utiliza elementos do método Iyengar, Ashtanga e de outras linhagens clássicas.
O objetivo é desenvolver força, equilíbrio, flexibilidade, alinhamento corporal, consciência respiratória, que torna a pratica um processo de autoconhecimento.
Visando integração entre corpo, mente e espírito, em um espaço privilegiado cercado de natureza, flores, pássaros ...e silêncio.

Práticas regulares, em grupo, no espaço Labuan da pousada Vila Guiaiamú, terceira praia.
Coordenação: Giovanna S., instrutora certificada pela Aliança do Yoga.
Dias e horários: segunda quarta e sábado às 8.30 da manhã.
Mensalidade: R$70,00 (03 vezes por semana durante um mês.
Para visitantes ou moradores interessados na mensalidade a primeira aula é experimental, ou seja grátis !
Preço aula avulsa : R$ 20,00
giovanna@canalbahia.net
+55 75 3652 1070
+55 75 8140 6573







 
 
 
 
 
 

 
© 2015 morrodesaopaulo.com.br