Portugues English Espanol Italiano Home

Historia Praias Hospedagem Casas Temporada Morro de Sao Paulo Como Chegar/Mapas Informacoes Uteis Agencias Esportes/Passeios Restaurantes e Bares Eventos Imoveis Comentarios do Turista

Morro de Sao Paulo Media Morro de Sao Paulo Fotos/Photos Morro de Sao Paulo Video   

HISTÓRIA

    Martim Afonso de Sousa, ao desembarcar em 1531, batizou esta ilha de Tynharéa, que o sotaque baiano logo transformou em Ilha de Tinharé.

    A Ilha de Tinharé se situa ao norte do arquipélago da Baía de Camamu, baixo sul da Bahia, região conhecida como Tabuleiro Valenciano ou ainda Costa do Dendê. Devido à sua privilegiada localização geográfica, foi cenário de inúmeros ataques de esquadras francesas e holandesas, verdadeira zona franca de corsários e piratarias durante o período colonial.

    Sob a jurisdição da capitania de São Jorge dos Ilhéus, Jorge de Figueiredo Correa recebeu a propriedade de D.João III, e designou Francisco Romero para a colonização das terras. Os constantes ataques dos índios aymorés e tupiniquins à população continental da região favoreceram a rápida povoação das ilhas, e em 1535 nascia no norte da ilha a vila Morro de São Paulo.

    Morro de São Paulo protegia a chamada "barra falsa da Baía de Todos os Santos",entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio (atual Farol da Barra);e o canal de Tinharé era essencial no escoamento da produção dos principais centros para o abastecimento da capital, Salvador. A importância geográfica da ilha durante o período colonial justifica a riqueza de monumentos históricos, hoje protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.

CRONOLOGIA

    1531 Martim Afonso de Sousa desembarca na Ilha de Tinharé, que integrará a Capitania de São Jorge dos Ilhéus. D.João III doa as terras a Jorge de Figueiredo Correa, que inicia o processo de colonização da propriedade.

    1535 Francisco Romero e a populaçäo local fundam a Vila de Morro de São Paulo, situada ao extremo norte parte da ilha.

    1624 O Comandante Johan Van Dortt e sua esquadra desembarcam na ilha durante a rota para Salvador.

    1628 O Almirante holandês Pieter Pieterzoon Hiyn lidera o ataque e saqueamento da vila.

    1630 O Governador Geral Diogo Luiz de Oliveira inicia a construção da Fortaleza do Morro de São Paulo, o Forte.

    1728 Término da construção do Forte da Ponta e cortinas de muralha ao longo da ilha. Derrota do Almirante francês Villegaignon pelas tropas lusitanas.

    1746 Construção da Fonte Grande, o maior sistema de abastecimento de água da Bahia colonial.

    1845 Conclusão das obras da Igreja e Convento Santo Antônio, a Capela de N. Sra da Luz.

    1855 Eng. Carson finaliza as obras do Farol.

    1859 Visita da Família Real e D. Pedro II.





 
 
 
 
 
 

 
© 2015 morrodesaopaulo.com.br